Conteúdos Web
Escrita, Edição e Gestão de Comunicação
Menu

Escreva artigos elegíveis e consumíveis – “eligibility & readability” da linguagem web

O factor de elegibilidade (eligibility and readability na escrita webeligibility) e a possibilidade de consumir e apreender a informação web (readability) são dois factores que penso que sintetizam as técnicas e características da escrita web eficaz.

O factor da elegibilidade da linguagem Web (eligibility) depende de saber se um texto pode, ou não, ser lido. Consiste em saber se o artigo é de fácil leitura, atractivo, persuasivo e acutilante.

Se o tamanho dos caracteres, o fundo usado para exibir o texto permite, o espaçamento e a tipografia do texto, por exemplo, permitem que o artigo seja lido, seja elegível.

Por outro lado, espera-se que a informação web seja consumível, isto é, processada e percebida pelo público tal e qual a mensagem que definimos previamente, sem deturpações de ideias, ou sem espaço para dúvidas e associações apressadas.

O factor readability está por isso associado aos aspectos cognitivos e persuasivos dos conteúdos web que devem ser sempre trabalhos e tidos em linha de conta quando escrevemos artigos de opinião, artigos técnicos ou tutoriais.

O factor readability da linguagem web está associado à clareza da mensagem, acutilância e actualidade da informação – elementos cognitivos e persuasivos que permitem construir uma mensagem mais clara e consistente na web.

Eligibility & readability da linguagem web são dois conceitos que garantem que todos os pressupostos da linguagem web são aplicados. Por isso, são duas ideias  a termos presente e a colocarmos em prática na construção de um artigo online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *