Conteúdos Web
Escrita, Edição e Gestão de Comunicação
Menu

A comunicação interna na construção da identidade corporativa

Nas empresas ou instituições públicas a comunicação interna é um fator decisivo na construção e sedimentação da cultura, dos valores e da identidade corportiva de uma organização.

comunicação-interna-conteudosweb

A gestão da comunicação interna da sua empresa tem como objetivo construir uma imagem sólida e positiva junto dos públicos internos, garantir que a informação é partilhada de forma correta e transparente, bem como permitir a partilha de objetivos e estratégias comuns, alinhados com a missão e a visão da empresa.

A comunicação interna é considerada uma das bases do bom funcionamento da instituição e da empresa, na medida em que corresponde a uma necessidade que, sendo relativa aos indivíduos que a compõem, promove a dinamização das estruturas e a melhoria dos resultados.
No planeamento e gestão da comunicação interna existe um conjunto de questões prévias que se colocam, nomeadamente: A atual comunicação cumpre os objetivos pretendidos e espelha, de forma adequada a missão, a visão e os valores da organização? A atual comunicação satisfaz as necessidades e as expectativas dos seus públicos internos?

Estas questões, para além da vantagem óbvia na definição do caminho a seguir, conferem-nos valências no que diz respeito à interpretação de cada elemento da organização, nomeadamente, a escolha do melhor meio de comunicação a implementar.

Por conseguinte, a comunicação interna deve basear-se na existência de um planeamento estratégico que se constrói a partir do conhecimento das atitudes, dos comportamentos e das expetativas dos públicos internos, de forma a atingir o efeito pretendido: ser eficaz na mensagem, na medida em que a comunicação é persuasiva e atinge o efeito pretendido.